top of page
  • Foto do escritorMircéia A. Mombach

Torta de algodão na alimentação de ruminantes

A torta de algodão é um coproduto do processamento do caroço de algodão e é amplamente utilizado na alimentação de ruminantes como ingrediente proteico, devido aos elevados teores de proteína bruta e com ótima digestibilidade ruminal e intestinal (Couto et al., 2012). Também é considerado uma excelente fonte de gordura (Barducci et al., 2016) e com alto potencial para ser usada como volumoso em dietas isentas de forragem. Isso ocorre devido aos elevados teores de fibra fisicamente efetiva, que é necessário para estimular a ruminação e manter esse ambiente saudável.


Além de ser fácil para transportar e armazenar, o uso da torta de algodão em sistemas intensivos de produção como confinamento ou TIP, facilita as operações de mistura, reduz o custo operacional com a produção de volumosos convencionais (silagens, feno ou pré-secados) e minimiza os investimentos em equipamentos mais específicos para a realização do trato.


A NutriBio conta com dois produtos da linha de Torta de Algodão:


· Nutri Torta 28: produto com 28% de proteína bruta, 6% de extrato etéreo, 62% NDT e baixíssimo teor de gossipol livre. Considerada um excelente ingrediente vegetal proteico contribui para a maior produção de leite, desenvolvimento muscular, ganho de peso e melhor acabamento da carcaça dos animais.

 

· Nutri Torta Peletizada: produto com 24% de proteína bruta, 6% de extrato etéreo, 66% NDT e baixíssimo teor de gossipol livre. Produto com teor de energia superior e mais atrativo ao rebanho. Sua apresentação peletizada contribui significativamente para a preservação saudável do ambiental ruminal.


Mantendo um compromisso com a excelência, a NutriBio, seleciona os fornecedores através de um processo rigoroso para garantir matérias-primas de alta qualidade. Durante o processo produtivo, a empresa realiza monitoramentos constantes em várias etapas, assegurando a entrega de uma torta de algodão padronizada e de qualidade, capaz de impulsionar o desempenho animal de forma notável.


Com distribuição que abrange o vasto território do Mato Grosso e se estende por diversos estados, a NutriBio se orgulha de levar qualidade e inovação em nutrição animal a cada canto do país. Nosso compromisso é com o produtor rural, onde quer que ele esteja, fornecendo não apenas produtos excepcionais, mas também um serviço que entende e atende às necessidades locais.

 

Referência bibliográficas:

COUTO, GS; SILVA FILHO, JC; CORRÊA, AD; SILVA, EA; PARDO, RMP; ESTEVES, C. Digestibilidade intestinal in vitro da proteína de coprodutos da indústria do biodiesel. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. v.64, n.5, p.1216-1222, 2012. https://doi.org/10.1590/S0102-09352012000500020

 

BARDUCCI, R.S.; FRANZÓI, M.C.S.; SARTI, L.M.N.; MILLEN, D.D.; PUTAROV, T.C.; PERDIGÃO, A.; MARTINS, C.L.; ARRIGONI, M.D.B. Perfil de ácidos graxos e características da carne de bovinos Nelore confinados com diferentes fontes lipídicas protegidas. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.68, n.1, p.233-242, 2016. https://doi.org/10.1590/1678-4162-8039



37 visualizações0 comentário

Comments


Home_Down_Nutribio.png

Nossos Produtos:

Nutrição_Animal_Nutribio.png
Torta_Moída_Nutribio.png
Torta_Peletizada_Nutribio.png
Óleo_Bruto_Nutribio.png
Óleo_Semi_Refinado_Nutribio.png
Óleo_Adjuvante_Nutribio.png
bottom of page