O óleo extraído das sementes de algodão é um dos mais antigos óleos vegetais produzidos industrialmente e amplamente consumidos no Brasil. Atualmente, o óleo de algodão (Gossypium hirsutum latifolium Hutch LR) é considerado uma das principais fontes de biomassa para a produção de biodiesel no país (Araújo et al., 2017).
Além da indústria de biodiesel, o óleo de algodão refinado é utilizado em diversos setores, tais como:
Setor Alimentício:
.É empregado na fabricação de maioneses, margarina, molhos de saladas e marinados
.Também é uma escolha popular como óleo de cozinha
Setor Cosmético e Farmacêutico:
.O óleo de algodão é utilizado em produtos cosméticos e farmacêuticos devido às suas propriedades benéficas para a pele e cabelo
Indústria de Sabões e Graxas:
.Um componente essencial na produção de sabões e graxas
A Nutribio, empresa produtora de óleo bruto de algodão, destina sua produção principalmente para a fabricação de biodiesel e para a refinaria em sua planta industrial.
Após o processo de refino é utilizado na produção de óleo para alimentação humana, além de ser empregado como óleo adjuvante na pulverização de defensivos agrícolas.
A qualidade do óleo de algodão depende da qualidade das sementes e dos processos industriais utilizados em sua produção. A Nutribio realiza um rigoroso monitoramento de qualidade desde a matéria-prima até o produto final, garantindo um óleo que atenda às expectativas do mercado e de seus clientes.
Referências bibliográficas:
Patrícia Dias Araújo¸ Maria Victória Mera Moya e Iális Cavalcante de Paula Junior. Classificação do óleo de algodão em processo de semirrefino usando técnicas de processamento de imagem. XXXV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES E PROCESSAMENTO DE SINAIS , 2017, SÃO PEDRO, SP.
Comments